Quem já teve o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) suspenso sabe como é levar um susto ao receber essa notícia, porém, é possível regularizar o CPF.
A pessoa geralmente sabe que precisa regularizar o seu CPF suspenso ao tentar um cadastro para crédito em alguma compra na loja.
Portanto, alguma informação em seu cadastro do CPF da Receita Federal está incompleta ou incorreta.
Qual a importância de regularizar o CPF?
Quando um CPF é cancelado não significa a extinção dele, por isso é muito importante ele ser regularizado.
A qualquer momento está situação de irregularidade poderá ser revista e feita na internet.
Aos casos no qual são de complementação dos dados cadastrais no qual possam não constar na base de dados ou não houver pendência na entrega de declarações de pessoas físicas.
Quais as desvantagens de portar um CPF irregular?
Primeiramente, o CPF irregular, suspenso, cancelado ou nulo, poderá se ter muitas desvantagens, são problemas gerados no cotidiano de uma pessoa.
Como esse documento é denominado um cadastro das pessoas na Receita Federal e quem estiver com ele irregular, sequer poderá abrir ou movimentar as contas de um banco, como conta corrente, poupança, digital ou física.
Não poderão pedir um empréstimo, tirar um passaporte, ter participação em um concurso público.
Não poderá receber aposentaria, comprar ou vender imóveis, realizar um financiamento ou até não poderá receber um prêmio da loteria, além de ser impedido de começar em um novo emprego.
Portanto, há muitas desvantagens em estar com um CPF irregular.
Como regularizar CPF?
A situação a fim de regularizar esse documento somente é permitida aos cadastrados, no qual esteja suspenso o CPF e pode ser feita pelo site da Receita Federal.
Ao carregar essa página preencha os campos, assim, efetuando o pedido para o regularizar.
Tanto pela internet e em representações diplomáticas no exterior, essa solicitação é de graça.
Quais os Motivos Para Regularizar o CPF?
Os possuidores de CPF suspenso, no momento se tem algo de errado ou incompleto no cadastro de um contribuinte.
O CPF foi cancelado, quando, por exemplo, pode ocorrer a perda ou o roubo de documentos ou no momento se tem algum erro cadastral, a geração desse documento repetido, por exemplo.
Ele pode estar nulo quando for constatada alguma fraude na hora de sua inscrição e necessita ser regularizado.
Outros motivos de regularizar o CPF podem ser o de titular falecido, no qual era um contribuinte ou com o CPF a se regularizar.
Quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração referente ao Imposto de Renda em pelo menos uma determinada ocasião e nos últimos 5 anos.
Portanto, cada tipo de irregularidade pode demandar uma ação seja diferente na Receita Federal.
Mas na maioria dos casos, é preciso fazer uma solicitação no site da Receita Federal e também ir até uma unidade de atendimento desse órgão a fim da conclusão e assim regularizar.
As pessoas com algumas pendências eleitorais, a regularização do seu CPF, está sendo feita automaticamente, durante essa pandemia.
Procure regularizar o mais rápido o seu CPF se você estiver nessa situação.