O CPF é um documento muito importante, ter esse registro cancelado impede o cidadão de fazer diversas coisas.
Pois, trata-se do número de identificação de contribuinte individual atribuído a pessoas residentes no Brasil.
Sendo assim, é um documento obrigatório tanto aos brasileiros como aos estrangeiros residentes, que pagam impostos.
O que significa CPF?
Primeiramente, o significado de CPF é o Cadastro de Pessoas Físicas e é um documento muito importante. Sendo assim, os brasileiros nativos podem solicitá-lo a qualquer momento de suas vidas. Contudo, geralmente os pais costumam fazer o pedido em nome de seus filhos quando são recém-nascidos. Pois, o CPF é vital para viver no Brasil e é melhor obtê-lo o mais cedo possível.
Ele tem 11 dígitos, compostos por nove dígitos básicos e dois dígitos no final onde são o resultado de uma operação aritmética nos primeiros nove números. Sendo assim, qualquer erro de digitação levará a um número inválido. Aqui está um exemplo: 231.002.999-00. Portanto, é essencial para poder fazer quase tudo no Brasil, pois, sem ele ou estando cancelado você não pode:
- Obter uma carteira de motorista;
- Comprar um carro;
- Comprar um imóvel;
- Abrir uma conta bancária;
- Comprar passagens aéreas;
- Ter uma assinatura online;
- Obter um plano de telefone celular.
- Entre outras coisas.
Sendo assim, é preciso dele para praticamente qualquer compra além de itens básicos, caso esteja cancelado, deverá regularizar o mais rápido possível. Portanto, todos os brasileiros nativos e residentes permanentes precisam ter esse registro em dia.
Situação Cadastral
Primeiramente, a situação cadastral de um CPF determina a vigência do mesmo, caso esteja cancelado, será um grande problema. Portanto, em algumas situações principalmente se o mesmo se encontra regular ou possui alguma pendência.
Tipos de Situação Cadastral
Primeiramente, conforme informado anteriormente, ter um CPF é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros. Pois, sem ele ou estando cancelado, não é possível se candidatar a um emprego, abrir conta bancária, solicitar empréstimo, obter CNH, comprar um imóvel, etc. Também é obrigatório aos cidadãos brasileiros nos quais residem no exterior, caso possuam bens ou outros bens no Brasil. Portanto, é bastante importante ficar atento aos tipos de situação cadastral:
- Regular – O registro não possui nenhuma pendência;
- Pendente de regularização – Pode significar que o cidadão deixou de entregar alguma obrigação com a qual estava encarregado;
- Suspensa – Relaciona alguma informação incorreta no cadastro;
- Cancelado – Ocorre quando o cidadão vem a óbito;
- Nula – Ocorre quando for constatada alguma situação de fraude por parte do cidadão.
CPF Suspenso e CPF Cancelado
A Receita Federal do Brasil pode suspender o CPF por diversos motivos. Se você não apresentou sua declaração de renda do ano anterior, se você deve devolver impostos ou multas ao governo, se você faltar a votação em uma eleição. Sendo assim, esses são todos os motivos possíveis nos quais o CPF pode ser suspenso. Um CPF suspenso é um CPF inutilizável, portanto, a vida no Brasil será muito difícil até ele deixar de ser cancelado/suspenso. A regularização de um CPF suspenso ou cancelado, pode exigir o pagamento de multas ou impostos atrasados.
Como resolver o seu CPF cancelado?
De modo a resolver o CPF cancelado, o contribuinte deve comparecer a um posto da Receita Federal. Portanto, deve levar todas as informações e documentações necessárias para o cadastro e averiguar a situação e possível resolução do CPF cancelado. Dessa forma, será possível resolver o CPF cancelado, contudo caso ainda tenha alguma dúvida, acesse o site da Receita Federal.