Se você está fazendo negócios no Brasil, é difícil não exagerar a importância do PIX, o novo sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central.
Sendo assim, o PIX vai abrir as compras online para milhares de brasileiros, muitos consumidores já se inscreveram no mesmo.
Quais os benefícios do PIX?
Definitivamente, se você possui um negócio, vale a pena promover o uso do PIX com seus clientes. Pois, as vantagens do PIX em relação aos métodos alternativos atualmente disponíveis no Brasil são claras:
- Ao contrário dos boletos, o PIX está disponível a todo o momento;
- Os reembolsos podem ser automatizados e o pagamento é recebido instantaneamente;
- Ele também é significativamente mais rápido que os boletos que podem levar até 72 horas para serem processados;
- Tudo é feito no telefone do comprador, tornando o processo de compra muito simples;
- O PIX exige muito menos esforço do que as transferências bancárias (DOC e TED); os clientes não precisam inserir informações detalhadas, apenas o código QR.
Dessa forma, oferece aos compradores uma maneira mais fácil e barata de pagar online e não exige que os comerciantes integrem qualquer software adicional. Dessa forma, não é necessário utilizar programas adicionais em seus processos de compra online.
O que é PIX, afinal?
Trata-se do primeiro sistema de pagamento instantâneo disponível para os consumidores brasileiros, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Portanto, nos pagamentos instantâneos, os fundos são transferidos em tempo real da conta do cliente para o beneficiário. Sendo assim, sem os atrasos habituais envolvidos em transferências bancárias, pagamentos com cartão de crédito e outros métodos. O PIX é uma opção segura e protegida, gratuita aos consumidores e de baixo custo aos comerciantes.
Também é mais conveniente, pois não há necessidade de dinheiro, cartões de crédito ou máquinas, apenas um smartphone. O PIX também oferece grandes vantagens aos comerciantes. Os fundos estão disponíveis instantaneamente, tornando o fluxo de caixa mais fácil de gerenciar. Os custos de aceitação são baixos e todas as transações podem ser feitas online. Contudo, ao contrário dos boletos, os reembolsos podem ser facilmente automatizados.
Se um cliente solicitar reembolso, o comerciante pode simplesmente fazer o pedido de reembolso. Portanto, será processado instantaneamente e automaticamente, assim como em uma transação de cartão de crédito. Com os boletos, a solicitação precisará passar pelo suporte e envolverá a solicitação de informações detalhadas do cliente.
Como funciona?
O PIX permite que os clientes enviem pagamentos instantâneos ao destinatário, usando um dos três métodos:
- Um código QR;
- Um apelido de “chave de endereço”, sendo um número de telefone celular, endereço de e-mail ou ID de contribuinte;
- Tecnologias de troca de informações, Near-Field Communication (NFC), por exemplo.
O usuário irá apenas registrar seu código de acesso diretamente com sua instituição financeira ou carteira digital. Mas, todas as instituições financeiras e empresas fintechs com mais de 500.000 contas ativas são obrigadas a oferecer PIX no Brasil. O PIX está sendo um avanço revolucionário no cenário de pagamentos brasileiro, principalmente o online. Contudo, caso ainda tenha alguma dúvida, acesse o site do Banco Central, lá você pode encontrar tudo a respeito.