A Carteira de Trabalho e Previdência Social é uma documentação tradicionalmente em versão física que também já foi transformada em software.
Nele, os empregadores colocam todos os dados da função exercida. Sobretudo com a remuneração, os períodos de férias, eventuais mudanças de cargo e muito mais.
Os trabalhadores de modo formal em uma empresa, precisam ter uma carteira de trabalho. Depois de registrar nela as informações necessárias, o contratante devolve o documento ao funcionário.
Confira a seguir como o cidadão pode solicitar a sua Carteira de Trabalho.
Onde retirar a Carteira de Trabalho?
A emissão, normalmente, é feita na hora e nos postos de identificação de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, as pessoas precisam agendar horário no Poupatempo para fazer o documento.
Por isso, é importante pesquisar pelo serviço de identificação em cada estado. Além disso nem todos eles exigem agendamento.
Além disso, o Serviço Nacional de Empregos (SINE) emite a carteira, sob agendamento no país todo.
Para saber sobre como pedir a carteira de trabalho no SINE, é só entrar em contato com a STE e descobrir o telefone de cada unidade.
Documentos necessários
Os cidadãos só podem emitir a sua carteira de trabalho se levarem os documentos corretos ao SINE ou ao posto de identificação. Entre as documentações essenciais podemos citar:
- CPF;
- Foto 3×4 atualizada;
- RG oficial com foto;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de residência obrigatoriamente com CEP.
Esses documentos devem ser originais e normalmente, o SINE e os postos de identificação pedem ainda uma xerox deles.
No entanto nas fotos 3×4 da carteira de trabalho, será preciso serem recentes. Ou seja, o rosto do cidadão deve estar bem iluminado e sem nada que interfira na sua identificação.
Emissão de carteira de trabalho
Através do passo a passo a seguir, a emissão deste documento fica bem mais fácil de ser compreendida. Então basta seguir os passos descritos logo abaixo:
- Primeiramente, faça o agendamento pelo SINE ou pelos postos de identificação civil (pelo telefone);
- Então no dia estabelecido, leve a documentação exigida;
- Depois, basta aguardar a retirada.
Ao optar em solicitar esse documento na versão online, basta:
- Primeiramente, acesse o Portal Emprega Brasil aqui;
- Então, clique em “Instalação da CTPS”;
- Em seguida, instale o app no seu celular;
- Faça login pelo CPF.
Quem quiser pode baixar a CTPS Digital usando a loja do sistema IOS ou do Android.
Qual a importância da CTPS?
A existência desse recurso é importante pelos registros que ela faz da vida profissional, especificamente das contribuições feitas à previdência social.
Quando um indivíduo pede aposentadoria, por exemplo, é indispensável que ela tenha todas as informações na carteira de trabalho.
Pois isso, comprova a contribuição pelo tempo suficiente, algo muito importante. Se o trabalhador não tem uma CTPS, ele precisa apelar para os registros do Ministério do Trabalho.
No entanto essa opção é mais complicada, tornando o processo de aposentadoria pouco mais. Sendo assim, a emissão da carteira de trabalho é o primeiro passo da aposentadoria.