Primeiramente, como todos sabemos, todo fim de ano, o assunto é sempre o mesmo entre boa parte dos trabalhadores brasileiros, o 13º salário.
Portanto, o 13º salário é um valor pago a mais pelas empresas pela prestação de serviço referente a todo o ano trabalhado.
O que é o 13º salário?
Sendo assim, o 13º salário é mais do que um simples benefício, pois se trata de um salário extra concedido a todos os colaboradores pela lei nº 4.09. Sendo assim, essa lei garante o valor concedido de salário referente a um pagamento extra no qual geralmente é pago no último mês do ano. Em 1962, o então presidente, João Goulart, também conhecido como Jango, aprovou esse bônus no qual passou a ser obrigatório em todo o país. Isso garante que todos os empregados com carteiras de trabalho cadastradas no regime CLT, inclusive aposentados e pensionistas, recebam certa quantia adicional correspondente a 1/12 (um duodécimo) do salário anual do mês de dezembro.
Quem tem direito?
Todos os funcionários nos quais trabalham em centros urbanos domésticos, urbanos comerciais, urbanos industriais, trabalhadores da área rural. Portanto, todos os funcionários nos quais possuem regime de contrato através da CLT (a convencional carteira de trabalho). Fazem parte ainda da lista os funcionários que se aposentaram, ou se encontram em regime pensionista pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou até pela Previdência Social. Mas, em alguns casos, os funcionários trabalham nos quais com contrato temporário também podem receber o benefício do 13º salário.
Calculando o 13º salário
Podemos afirmar que o pagamento do 13º salário depende do tempo de trabalho na empresa, se inferior a um ano, e o valor refere-se ao seu salário mensal contratual. O 13º salário é baseado em um cálculo em cima do funcionário através da metodologia abaixo. Por exemplo, se alguém trabalha na mesma empresa por 5 meses e recebe um salário de R$ 1.200, o cálculo será: 1.200 ÷ 12 x 5 = 500. Então R$ 500 será a quantia do 13º salário, os impostos serão então ser deduzido.
Portanto, a conta é simples, basta somar os seus salários e dividir por 12. Contudo, o empregador pode pagar o salário em até duas parcelas. O primeiro deve ser pago entre os meses de fevereiro até novembro. Mas, em muitos casos, será o mês de férias dos funcionários (no Brasil temos um mês inteiro de férias). Portanto, o segundo deve ser pago antes de 20 de dezembro.
Como utilizar o 13º salário com sabedoria?
Sem um hábito de poupança, as pessoas priorizaram as metas de curto prazo e adiam os investimentos e poupanças de longo prazo até que seja tarde demais. Esse é um costume comum entre os brasileiros pela cultura de não se importar com uma poupança ou devido a simples falta de informação. Contudo, muitos brasileiros utilizam o 13º a fim de adquirir novos bens de consumo.
Sendo assim, essas pessoas deixam de dar prioridade para reservas financeiras ou até mesmo pagamento de dívidas adquiridas ao longo do ano vigente. Portanto, uma boa forma de investir o dinheiro ganho com o 13º salário é criando uma poupança ou investindo o 13º em longo prazo. Dessa forma, ele irá render uma quantia ainda maior posteriormente. Portanto, essa é uma forma simples na qual muitos brasileiros utilizam.