O CPF é um documento no qual as suas portas podem se abrir para as fraudes possam ocorrer. É muito importante saber como proteger o CPF e quais são todas essas possibilidades.
Dessa forma, ele é um documento alvo dos fraudadores a fim de ter acesso a muitos dados de alguma pessoa, portanto, você deve saber como proteger o CPF.
Saiba maneiras de se proteger e evitar muitos problemas relacionados ao usar o seu nome.
Como proteger o CPF de fraude
Monitore sempre o CPF, por meio do SERASA Consumidor é oferecido um serviço de alerta, informando toda vez onde houver alguma tentativa de fraude utilizando o CPF.
É um serviço de um custo baixo, tendo a tranquilidade de garantir mais segurança do documento.
Os principais cuidados com o CPF
Primeiramente, se quiser proteger o seu CPF, nunca o forneça a qualquer pessoa.
Sempre tenha muito cuidado em todos os contatos suspeitos via e-mail ou SMS, nos quais possam pedir os dados pessoais.
Ao realizar compras, nunca permita os funcionários da loja, saiam perante a sua vista e com os seus documentos em mãos.
Cuidado ao comprar em sites de compras e tenha atenção ao descartar fora, os documentos no qual utilizam a numeração do CPF.
Alternativas de Segurança para Proteger o CPF
Primeiramente, nas compras online é preciso ter muito cuidado a fim de não roubarem os dados do CPF.
Sempre procure pelos sites no quais tenham boa reputação. É muito importante checar se o endereço online está correto ou se há a extensão HTTP e se ela é segura.
Evite utilizar computadores compartilhados, redes públicas e use uma VPN de confiança.
Os Problemas Causados Por Fraudes
A princípio, quando um fraudador consegue um número de CPF de qualquer pessoa, é possível buscar a fazer a construção de identidade falsa e completa, a partir desse documento.
Os fraudadores procuram por pessoas ideais, sem pendências em seu nome ou sem históricos negativos, assim eles podem obter um crédito, podendo esse fraudador sair com o dinheiro e a vítima tendo o nome sujo.
Dessa forma, também é possível também que esse fraudador possa contratar serviços, se conseguir o número desse CPF e fazer a construção da identidade falsa e idônea, a fim de partirem a golpes maiores.
Por isso, evite sempre quando possível de fornecer o CPF, vise sempre proteger ele.
Eles podem emitir um cartão de crédito falso e no nome da vítima, dessa forma, os criminosos vão em busca de sistemas mais frágeis de segurança a fim de serem aceitos.
Dentre essas maneiras mostradas aqui, nos quais são problemas causados pelos fraudadores há outras mais, no qual utilizam o número do CPF.
Portanto, crie o hábito de se proteger, e também de checar esse documento a cada semana, a fim dele ficar resguardado.
Portanto, entre em contato junto as instituições financeiras antes de ter o nome negativado erroneamente ou indevidamente.
Manter sempre o nome limpo e seguro é muito importante no mercado, podendo lhe ver de forma positiva, facilitando a sua vida na hora que precisar, como a de adquirir um empréstimo ou de financiar um bem.
Todos os bons hábitos financeiros são também determinantes para se ter uma boa pontuação no Score. Evite fraudes do seu número de CPF.