Saiba mais sobre a importância de regularizar CPF por e-mail.
Com a liberação do auxílio emergencial, vários cidadãos brasileiros buscaram se cadastrar solicitando o benefício.
Porém muitos se depararam com um erro durante o cadastramento, o CPF irregular.
Entretanto isso pode acontecer por vários motivos, o mais comum deles é o nome sujo.
Também, não ter votado ou justificado voto nas últimas eleições. A fim de resolver este problema a Receita Federal criou formas de regulamentar o CPF.
Portanto evitando que os cidadãos saiam de casa durante a pandemia.
Como regularizar CPF por e-mail?
Ao regularizar CPF por e-mail, o cidadão deverá seguir antes de fazer o pedido de regulamentação.
No entanto é recomendado ao solicitante do auxílio emergencial, tentar acessar o site ou aplicativo em horários diferentes.
Pois esse erro pode estar relacionado a sobrecarga do sistema.
Se acaso o problema continuar o solicitante deve entrar no site oficial da Receita Federal.
Caso conste “CPF irregular” o cidadão deve tentar sanar o problema pelo site, com o auxílio de um agente pelo chat online.
Se não resolver pelo chat, então, recomendasse o preenchimento do formulário “Alteração de Dados Cadastrais no CPF”
Documentos para regularizar CPF por e-mail
Se acaso o formulário não resolver, o atendimento pode ser realizado por e-mail corporativo.
Sobretudo enviando uma mensagem para regularizar com estes documentos anexados:
- Solicitantes maiores de 18 anos;
- Documento de identificação com foto comprovando nacionalidade brasileira (RG) frente e verso;
- Número do CPF;
- Título de eleitor;
- Solicitantes menores de 16 anos;
- RG frente e verso, e certidão de nascimento do solicitante;
- Documento de identidade do responsável;
- Número do CPF.
Os documentos devem ser enviados por e-mail corporativo da Receita responsável por a sua região.
Sendo assim confira abaixo os endereços de e-mails e suas respectivas regiões. No final basta colocar “@rfb.gov.br“:
- DF, GO, MT, MS e TO – atendimentorfb.01;
- AC, AM, AP, PA, RO e RR – atendimentorfb.02;
- CE, MA e PI – atendimentorfb.03;
- AL, PB, PE e RN – atendimentorfb.04;
- BA e CE – atendimentorfb.05;
- MG – atendimentorfb.06;
- ES e RJ – atendimentorfb.07;
- SP – atendimentorfb.08;
- PR e SC – atendimentorfb.09;
- RS – atendimentorfb.10.
Também existe a opção de ir até o posto da Receita mais próximo da sua casa, o que só deve ser feito em último caso devido ao alto risco de contágio.
Dicas de segurança
Quando falamos de atualização ou alteração cadastral via internet, sempre é bom ressaltar algumas dicas simples, evitando golpes.
A primeira delas é evitar fornecer dados pessoais aos sites sem certificado de segurança no lado esquerdo do endereço do link na barra de endereços do navegador.
Então evite fazer cadastro em nenhum aplicativo não oficial da Caixa.