Primeiramente, assim como o RG, o CPF é um documento de extrema importância aos cidadãos e vai ter ainda mais importância em 2021.
Por ser uma importante ferramenta de identificação e segurança, é necessário que todos os nascidos em território brasileiro possuam uma via original.
Somente com esta documentação em mãos, é possível a participação em diversos programas do governo, como, por exemplo, auxílio emergencial.
Portanto, a Receita Federal liberou no dia 14 (terça-feira) o acesso online ao documento.
Caso queira aprender a consultar seu CPF 2021 de forma online, continue lendo este artigo, pois iremos te ensinar passo a passo do processo.
Como emitir o CPF 2021?
Primeiramente, é importante ter em mãos alguns documentos necessários no momento de consultar seu CPF 2021 pela internet. Sendo assim, estes documentos devem ser escaneados e salvos em formato PDF. Veja a lista necessária:
- Documento de identificação com foto (para maiores de 16 anos pode-se utilizar CNH e para menores deve usar RG ou Certidão de nascimento);
- Título de eleitor;
- Comprovante de endereço;
- Foto de rosto do titular segurando o documento;
A fim de escanear os seus documentos sem precisar sair de casa, pode utilizar o aplicativo CamScanner no qual se encontra na Google Play Store.
Emitir através do e-mail
Dessa forma, com os documentos escaneados, basta enviar um e-mail para o endereço do seu estado com os dizeres “Inscrição de CPF” ou “Emissão de CPF”. Portanto, neste e-mail devem estar anexados os documentos exigidos no formato PDF. Confira lista de e-mails de 2021 correspondentes de cada estado, todos “@rfb.gov.br”:
- Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – atendimentorfb.01;
- Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima – atendimentorfb.02;
- Ceará, Maranhão e Piauí – atendimentorfb.03;
- Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – atendimentorfb.04;
- Bahia e Sergipe – atendimentorfb.05;
- Minas Gerais – atendimentorfb.06;
- Espírito Santo e Rio de Janeiro – atendimentorfb.07;
- São Paulo – atendimentorfb.08;
- Paraná e Santa Catarina – atendimentorfb.09;
- Rio Grande do Sul – atendimentorfb.10.
Portanto, após fazer isso, basta aguardar a emissão do CPF 2021. Contudo, foi feito a fim de auxiliar os cidadãos durante a pandemia, mas, poderá funcionar enquanto o estado de calamidade pública estiver instaurado em 2021.
Cartão CPF 2021
Há também, a possibilidade de se tirar a primeira via do CPF 2021 através de um formulário preenchido de forma online. Veja abaixo. Primeiramente, deverá acessar o formulário no site da Receita Federal. Em seguida, preencha todos os campos requisitados. Vale ressaltar, aquele cartão CPF azul não é mais emitido em 2021. Isso porque, com o passar dos anos, o número do CPF pode ser encontrado também no RG.
Segunda via CPF 2021
Para solicitar a sua segunda via do CPF 2021, basta acessar o site da Receita Federal e imprimir o comprovante de inscrição da segunda via. Contudo, há somente três ocasiões nas quais você pode solicitar sua segunda via do CPF 2021. Vejamos:
- Não declarou imposto de renda nos últimos dois anos;
- Declarou imposto de renda em pelo menos um dos últimos dois anos.
Possui código de atendimento feito através de agências da Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Contudo, dependendo da sua situação, você será direcionado até uma página de impressão simplificada. Sendo assim, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o CPF, acesse o site da Receita Federal.